A energia árvore é uma energia fresca, viva, de crescimento vertical, de movimento ascendente, uma energia cheia de potencial, de recomeço, de esperança.
A transformação árvore representa a aventura, o pioneirismo, a inovação, ajuda a sentirmo-nos estimulados para agirmos, traz-nos capacidade de iniciativa. É uma energia de novos começos, de novas ideias e projectos, por isso está muito ligada ao espírito empreendedor. Pode nos dar uma maior clareza mental e optimismo.
A essência da energia árvore é o constante crescimento e renovação.
Relativamente ao ciclo solar a transformação árvore representa o equinócio da primavera – março e o início do verão – abril e maio. No ciclo lunar é representado pelo quarto crescente e pela lua geba. E no ciclo diário corresponde à manhã.
Em relação ao espaço corresponde aos pontos cardeais este e sudeste.
No bagua é representado nos sectores 3 e 4.
No que se refere aos elementos da natureza são as árvores, as plantas, os arbustos, a vegetação em geral.
Os materiais são as próprias plantas vivas.
As cores são os verdes e os azuis claros e turquesa. As formas são retangulares ao alto.
A energia árvore é uma energia leve, descontraída e romântica.
A nível de comportamento as características associadas à transformação árvore são de paciência, tolerância, bondade, auto-confiança. São pessoas criativas, gostam de estar sempre a inovar ou envolvidos em projectos que lhes dê liberdade de acção e onde possam estar sempre a crescer e a renovar. Gostam de desporto e actividades ao ar livre.
Quando esta energia está em desequilíbrio as pessoas podem ficar muito impacientes, zangadas, egoístas, agressivas e sem sensibilidade, irascíveis. Por outro lado, se este desequilíbrio for por defeito, ou seja, se a energia árvore for inexistente, no limite pode levar à apatia.
Aplicado à casa, podemos verificar que há excesso de energia árvore quando os habitantes se sentem presos ao passado ou quando têm muitas ideias mas nenhuma delas ganha corpo, porque entretanto já mudaram de ideia. Podemos, também, verificar o excesso desta energia no espaço físico se a quantidade de plantas vivas for realmente muito grande impedindo ou dificultando a passagem ou a circulação do habitante pela casa ou divisão.
Por outro lado, quando os habitantes revelam falta de criatividade, quando lhes falta estímulo para avançar, podemos dizer que há falta de energia árvore.
Um espaço com a energia árvore equilibrada é um espaço onde as pessoas se sentem criativas no seu dia a dia. O sentido de praticidade está bem presente. Têm brio no seu trabalho. Prezam pelo bem estar da sua família.
No que diz respeito às divisões de uma casa esta energia está ligada aos ateliers, às zonas de criatividade, aos quartos das crianças. Esta energia ressoa com espaços de tecto alto, com janelas grandes ao alto e em conexão com o exterior, de preferência com a natureza.
Seguindo o fluxo das 5 transformações (árvore, fogo, solo, metal e água), a energia árvore é alimentada pela energia água, alimenta a energia fogo, controla a energia solo e é controlada pela energia metal.



