A água é a força motriz da vida, é a base da criação, a partir da qual tudo é gerado.
A natureza da energia água é profunda, flexível, adaptável, forte, fluida e com uma enorme capacidade de resiliência – “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.
A água precisa de estar sempre em movimento, em fluxo para manter a sua genuinidade.
A energia água pode oscilar entre a delicadeza de uma gota de orvalho como com a intensidade de uma onda pujante num mar revolto ou mesmo com o peso da profundidade e escuridão do fundo do oceano.
A água está intimamente ligada às nossas emoções, às nossas águas internas, à sexualidade.
No que se refere ao ciclo solar a transformação Água representa o inverno – dezembro, em que o seu auge é no solstício de inverno. No ciclo lunar é representado pela lua nova. E no ciclo diário está entre as 23h e a 1h.
Em relação ao espaço corresponde ao ponto cardeal norte.
No bagua é representado no sector 1.
Relativamente a elementos da natureza é a própria água, ou seja, os rios, os riachos, os ribeiros, os lagos, os mares, os oceanos, as cascatas, a chuva, as gotas de orvalho que representam a transformação água.
Os materiais são o vidro, os espelhos, a água em si que pode ser usada através dos aquários e das fontes, por exemplo.
As cores são o preto e o azul-escuro. As formas são irregulares, ondulantes.
As características a nível de comportamento associadas à energia água são flexibilidade, espírito de aventura, independência, coragem, força de vontade e acção, tolerância, calma, subtileza. Por dentro são pessoas muito fortes e por fora mais suaves. Prezam muito a sua vida privada. Em desequilíbrio esta energia reflecte-se em medos, muitos medos, excesso de cuidado, timidez, indecisão, sem opinião, têm um comportamento mais desligado.
Aplicado à casa, podemos verificar que há excesso de energia de água quando os habitantes sentem muita falta de confiança, inseguranças, explosões emocionais, têm dificuldade em comunicar.
Por outro lado, podemos dizer que há falta de energia de água quando os habitantes se sentem profundamente perdidos, sem um sentido de direcção levando a um desligamento de tudo na vida.
Quanto às divisões de uma casa esta energia está ligada às casas de banho.
Seguindo o fluxo das 5 transformações (água, árvore, fogo, solo e metal), a energia água é alimentada pela energia metal, alimenta a energia árvore, controla a energia fogo e é controlada pela energia solo.



