No Bagua – ferramenta base de análise e interpretação de Feng Shui – o Sector 9 pertence à transformação fogo, por isso este sector ressoa com muitas características desta energia. O sector 9 é representado pelo trigrama do Fogo.
Representa a energia da visibilidade – ver e ser visto. Está ligada à nossa expressão pessoal ou auto-expressão, ou seja, à nossa capacidade de expressar todas as nossas emoções, verdades e potencialidades, contemplando o nosso Eu. À nossa capacidade de expressão e aceitação de todo o nosso potencial sem medo e sem julgamento. Quando negamos a expressão de nós próprios é muito provável que estejamos presos aos outros, que estejamos reféns do exterior, ou seja, presos à validação por parte dos outros ou até de nós próprios e quando isso acontece acabamos por nos esconder atrás de máscaras. Permites-te ser tu própria? Aceitas-te como és?
A energia do sector 9 é rápida, muito dinâmica, brilhante e colorida
Por isso, o sector 9 tem, também, tudo a ver com a sociabilização, com a nossa relação com o exterior e de como sentimos que essa relação é vivenciada, ou seja, se nos sentimos visíveis, se nos sentimos tidos em conta, se sentimos que somos ouvidos, se sentimos que somos reconhecidos pelos outros e se nos reconhecemos como merecedores.
A casa 9 é a casa da intensidade, da paixão
A energia desta zona do baguá está relacionada com a sensação de paixão que temos pela vida. Esta paixão engloba todas as nossas paixões de uma forma geral, aquilo que nos faz vibrar, que nos faz sentir vivos e ligados, com ferramentas para continuarmos o nosso percurso.
O trigrama Fogo está intimamente relacionado com a nossa iluminação interna, com a nossa habilidade de nos vermos com clareza, com a nossa clareza mental e emocional.
O sector 9 beneficia muito se estiver bem iluminado
A área ou a divisão do sector 9 quando está em harmonia permite uma boa socialização, os habitantes sentem que são reconhecidos. Sentem que têm capacidade para expressar as suas potencialidades ao exterior. Há paixão pela vida.
Por outro lado, se esta área estiver com muita acumulação ou em desequilíbrio podemos sentir um bloqueio na nossa forma de sentir paixão e entusiasmo na vida ou, no outro extremo, podemos ter tantas paixões que não damos continuidade a nenhuma porque estamos demasiado dispersos e é só “fogo de vista”. É possível que também tenhamos a sensação de falta de reconhecimento ou que não sintamos que somos merecedores.
No que se refere ao ciclo solar este sector representa o verão – junho, em que o seu auge é no solstício de verão. No ciclo lunar é representado pela lua cheia. E no ciclo diário está entre as 11h e as 13h.
Em relação à direcção cardeal corresponde a sul.
As cores são os vermelhos, os laranjas, os púrpuras, cores vibrantes. As formas são pontiagudas, em estrela e triangulares.
Num espaço, a partir da porta de entrada, o sector 9 situa-se no centro superior, tal como na figura acima.



