No Bagua – ferramenta base de análise e interpretação de Feng Shui – o Sector 8 pertence à transformação solo/terra, por isso este sector vibra com as características desta energia, embora a terra, propriamente dita, do sector 8 seja uma terra dura, seca, agreste e selvagem. É um solo yang.
O sector 8 é representado pelo trigrama da Montanha.
O sector 8 tem a ver com a nossa sabedoria interior, com o auto-conhecimento, com o auto-desenvolvimento, com o despertar interior, com o olhar para dentro, com o religarmo-nos à nossa consciência interior.
A energia deste sector tem muito a ver com a capacidade de observar e contemplar.
O sector 8 bem trabalhado e bem vivido pode levar a autênticas transformações interiores trazendo, inevitavelmente, mudanças na forma de estar na vida. Por isso, a casa 8 é também conhecida como a casa da materialização, pois ao nos transformarmos, ao mudarmos por dentro, vamos assumir/materializar o resultado dessas transformações. As mudanças internas feitas na casa 8 não são mudanças voláteis, pelo contrário, estas mudanças são bem profundas, não há dúvidas.
Este é um sector muito espiritual! Faz a ponte entre o Céu e a Terra, em que permite o nosso crescimento espiritual e ao mesmo tempo o nosso enraizamento, tal como uma semente que começa a germinar. Ou seja, ao mesmo tempo que as raízes começam a furar a terra para ganharem sustentabilidade (enraizamento) também o broto começa a despontar da terra para “olhar” o céu (crescimento espiritual).
É aqui, neste sector, que moram os nossos guias, os nossos guardiões, os nossos anjos.
O chi da Montanha – sector 8 – é lento, denso, mais pesado, estável e por isso é um sector onde é muito fácil deixarmos acumular coisas, por exemplo, as chamadas “montanhas de roupa” ou “pilhas de papéis”.
O sector 8 representa, também, as fundações da vida.
No que se refere ao ciclo solar este sector representa os meses Janeiro e Fevereiro. No ciclo lunar é representado pela lua crescente. E no ciclo diário é o início da madrugada entre a 1h e as 5h da manhã.
Em relação aos pontos cardeais corresponde ao nordeste.
As cores são os castanhos, creme e branco. As formas são quadradas e retangulares mas ao baixo, ao nível do chão.
Num espaço, a partir da porta de entrada, o sector 8 situa-se no canto inferior esquerdo. É importante observar o que há neste sector que possa estar a condicionar esta energia, pois há uma tendência muito grande para a acumulação.
A área do sector 8 quando está em harmonia permite o equilíbrio entre o parar e o agir, entre a introspecção e a acção. Potencia a habilidade de conhecermos quem somos e a ligação à nossa intuição. Por outro lado, se esta área estiver com muita acumulação ou em desequilíbrio a nossa capacidade de tomar decisões pode ficar comprometida, podemos nos sentir bloqueados. Pode, também, dificultar o nosso auto-conhecimento, pode limitar a nossa capacidade de fluir entre o processo de parar e agir.



