No Bagua – ferramenta base de análise e interpretação de Feng Shui – o Sector 3 pertence à transformação árvore, por isso este sector ressoa com muitas características desta energia. O sector 3 é representado pelo trigrama do Trovão.
A energia do Trovão é uma energia muito rápida, tão depressa se dá como logo se dissipa. É uma energia de explosão que dada a sua força e pujança pode ajudar a quebrar com padrões.
O sector ou a casa 3 abraça três grandes temas da nossa vida:
O primeiro tema é, sem ordem de importância, a Família. É aqui neste sector que olhamos para a nossa família, para a nossa relação com ela, para os nossos antecessores, para o nosso clã, a nossa linhagem ascendente, as nossas raízes familiares.
O segundo tema é o Passado, é onde tomamos consciência do nosso passado, das questões mal resolvidas ou das questões que não estão resolvidas de todo e que nos condicionam fortemente o nosso presente. Por isso, é aqui neste sector que podemos trabalhar para nos libertar do passado que “teimamos” em não “largar”.
Os temas Família e Passado podem estar relacionados ou não. Esta casa pode falar, também, de questões kármicas de vidas passadas.
O terceiro tema tem a ver com a energia fresca, inovadora e empreendedora que tão bem caracteriza a transformação árvore que são os Novos Projectos, os novos começos ou inícios. Quando queremos impulsionar, “buscar” energia para iniciar algo, este é um bom sector para se trabalhar.
A árvore da casa 3 é a árvore ancestral, robusta, majestosa, com raízes profundas, bem enraizadas e estruturadas.
Num espaço o sector 3, idealmente, deveria ser uma zona dinâmica, fluida, que permita o movimento, por isso é importante observar se aqui há armários grandes muito cheios, que de certa forma possam estar a condicionar o fluxo do chi neste local. Por vezes, a existência destas estruturas com acumulação poderão indicar segredos de família que necessitam de ser libertados.
A casa 3 quando está em equilíbrio potencia relações familiares saudáveis, fomenta a nossa capacidade de iniciar novos projectos, de nos sentirmos com energia para tal e ajuda a sentirmo-nos em paz, a estarmos apaziguados com o nosso passado.
No entanto, se este sector estiver em desequilíbrio ou com muita acumulação pode mostrar uma tendência de viver preso ou em função do passado, a sentirmo-nos incapazes de iniciar projectos novos e levar ao esquecimento ou afastamento para com a família.
Se andamos muito zangados, com raiva ou hiperactivos é no sector 3 que devemos actuar.
O chi do sector 3 é muito rápido, de crescimento ascendente e vertical
No que se refere ao ciclo solar este sector representa o mês de Março. No ciclo lunar é representado pelo quarto crescente. E no ciclo diário é o início da madrugada entre as 5h e as 7h da manhã.
Em relação aos pontos cardeais corresponde a este.
As cores são os verdes. As formas são retangulares ao alto, linhas verticais.
Num espaço, a partir da porta de entrada, o sector 3 situa-se no lado esquerdo ao meio.



